Educação

A cidade que queremos é descentralizada, democrática e ambientalmente referenciada. Para construir este projeto de cidade, não podemos ignorar o papel primordial das políticas de educação e cultura. O investimento substancial do Estado na política de educação possibilita o aprimoramento das estruturas físicas das instituições de ensino, a valorização dos profissionais de educação, a democratização dos suportes informacionais, a garantia de uma alimentação saudável para os estudantes, entre outros elementos que permitam o pleno desenvolvimento da política educacional do DF. Uma tarefa de extrema urgência no campo da educação é o enfrentamento ao projeto de militarização das escolas, que se consolidou em alguns centros educacionais, promovendo repressão e violação de direitos humanos no ambiente escolar, sobretudo nas regiões periféricas.

Também não acreditamos que a individualização da educação por meio do homeschooling possa ser a saída que precisamos. A escola é mais do que o espaço do ensino e aprendizagem, mas um espaço de inclusão, de promoção de saúde, lazer e cultura. Acima de tudo, ainda, a educação pública é um Direito! O Estado não pode se fazer ausente desse processo.

O governo Ibaneis também tem se mostrado um inimigo dos estudantes, da juventude e da educação. Em seu primeiro ano de governo, Ibaneis tentou cortar o Passe Livre Estudantil, importante direito conquistado para os estudantes desta cidade. O governo quer implementar também um modelo privatizante para as creches que substitui a construção e o fomento das creches públicas por uma implementação de vouchers para a rede privada; soma-se a isso a tendência de gestão militarizada.

Propomos, então:

[1] uma revisão da condição de trabalho dos professores e assistentes à educação, incluindo, a revisão do plano de carreira;

[2] uma democratização do processo de escolha da direção das escolas públicas;

[3] PDAF;

[4] Revisão e expansão da rede de creches conveniadas;

[5] Revitalização de escolas e de estruturas da SEEDF, como a Sede II, interditada desde 2019.

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x